domingo, 15 de março de 2009

ECONOMIA

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Ben Bernanke, disse neste domingo (15) que os Estados Unidos escaparam de cair em uma depressão, como a de 1929, e que a recessão "provavelmente" termine no final deste ano.
Seria lógico se adotassem esta postura otimista no início e tivesse humildade para reconhecer erros primários, pois o calote exposto no mercado imobiliário deveu-se na grande investida de confiança num mercado estagnado por guerras, efeitos sazonais que resultaram em desastres na agrilcultura e uma gestão governamental do ex-presidente Bush inconsequente e maléfica, pois seu foco era o Iraque e deu no que deu.
Pois é minha gente os americanos adotaram um programa que por aqui no Brasil deu certo faz tempo, O PROER, programa este que ajudou o nosso sistema financeiro, e que por sinal foi criticado imensamente por economistas e especialistas americanos, coisas que fazem constantemente com nosso País em variadas questões.
Jogaram a batata quente para o Barack Obama, mas sabemos que por sua inteligência e indoneidade fará de tudo para que o mundo não sofra mais com os desmandos que o Bush cometeu ao longo de seu mandato nos EUA.
O presidente Barack Obama já anunciou medidas econômicas e humanitárias mostrando logo ao mundo qual é a sua missão: acabar com os desmandos que certos americanos acham que podem fazer e bem entender, taí como exemplo o fechamento da prisão de guantánamo, o fim da guerra no iraque, liberdade para a economia e para o mundo e outras coisas mais.
Vamos esperar pois sabedoria ele tem de sobra, é um cidadão preparado e acima de tudo um ser humano que prega a liberdade e a fraternidade entre as nações.