sábado, 2 de maio de 2009

PONTO DE VISTA

O ministro alternativo das Relações Exteriores, Marco Aurélio Garcia, declarou mesmo que a doença de Dilma vai reforçar sua candidatura. Confesso que não sei se isto é bom para a candidatura da ministra. A situação por que ela está passando é séria, e sua postura positiva pode atrair muita solidariedade e simpatia. Mas explorar a luta contra a doença para aumentar seu cacife eleitoral me parece uma crueldade desnecessária.
Além de que seria mais uma vez explorar a ignorância e falta de consciência crítica de uma massa que as vezes torna-se um veículo de manobra e alienação.
O PT está fazendo o caminho inverso, a covardia bate à porta de Dilma e Lula, nunca fizeram nada pelo País, pegaram tudo de mão beijada nos programas de Fernando Henrique Cardoso, agora pousam de os melhorzinhos do mundo.
No governo de Lula o que mais ocorreu foi a corrupção dentro dos ministérios ligado diretamente ao presidente e o que é pior ele sabia de tudo, seus amigos pessoais foram os que mais roubaram os cofres públicos e ninguém fez nada para barrar essa descaração desenfreada.
Agora para falar besteiras ele sabe, mentir ele é craque, enganar o povo é um costumaz.
CHEGA DE LULA, VAMOS MUDAR.
Imaginem Dilma e sua turma do PT por mais 8 anos......

POLÍTICA

Do ponto de vista do TSE, as cassações do governador da Paraíba, Cassio Cunha Lima, e do Maranhão, Jackson Lago, são página virada. Todos os recursos foram analisados. Todos os recursos foram derrotados pelos ministros do TSE. Ambos os governadores tiveram que deixar o cargo. Ainda há seis governadores na mira do TSE: Marcelo Miranda (TO), Luiz Henrique (SC), Marcelo Déda (SE), Ivo Cassol (RO), Anchieta Júnior (RR). Marcelo Miranda é a bola da vez. Embora cassados, os ex-governadores ainda podem apelar ao STF, pois a Justiça Eleitoral entendeu que deve assumir o cargo o segundo colocado nas eleições. Mas o segundo colocado é, na verdade, o candidato derrotado nas urnas. Ou seja, a vontade popular rejeitou o nome do segundo colocado. Entretanto, com a cassação do governador eleito, o derrotado assume o governo. Assim aconteceu na Paraíba. Assim aconteceu no Maranhão, onde Roseana Sarney, rejeitada pela maioria do eleitorado maranhense, acaba de assumir o governo do estado. O PSDB, partido do ex-governador Cassio Cunha Lima, entrou com ação no STF, questionando a interpretação do TSE. O partido argumenta que nova eleição deveria ser realizada, de acordo com a Constituição. A Constituição federal declara que, na vacância do cargo de presidente e vice-presidente da República, novas eleições deverão ser realizadas: diretas, na primeira metade do mandato; indiretas, na segunda metade. Muitas Constituições estaduais seguiram o disposto na Constituição federal. O TSE entende que, nesse caso, a Constituição não se aplica, porque não houve vacância por morte nem por renúncia. Foi vacância por cassação do mandato. A decisão do STF é fundamental. Primeiro, porque há, como vimos, seis governadores aguardando no “corredor da morte”, e nada indica que outros não vão aparecer mais adiante. Portanto, é vital haver uma jurisprudência, algo que seja da aceitação e do entendimento de todos. Se um governador for cassado, as coisas prosseguirão desta ou daquela maneira. Enfim, ainda neste primeiro semestre de 2009 o STF deve julgar este caso. É importante lembrar que três ministros do STF são também ministros do TSE. E que raramente o STF reforma decisões do TSE, cujos ministros decidiram por unanimidade dar posse ao segundo colocado. Se a tradição valer, a decisão do TSE de dar posse ao segundo colocado será incontestável e fornecerá os limites constitucionais para os próximos casos de cassação de mandato de governador.

ECONOMIA

Baixou a taxa de juros SELIC, onde essa taxa deveria ter sofrido variação há muito tempo, mas nossa equipe econômica não atenta as vezes pela variação do mercado e pelos sinais da economia mundial.
Mas para nós é um bom começo, assim iremos reaquecer nosso mercado interno, pois a vendas externas estão no freio, devido ao colapso da falta de pagamentos gerada pelo mercado imobiliário e de nossa globalização sem regulação necessária e pela total irresponsabilidade dos economistas americanos e dos executivos dos bancos daquele País.
O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, afirmou nesta quinta-feira (30) que ainda tem espaço para que o Banco Central continue a reduzir a taxa básica de juros, a Selic.
Na quarta-feira, a taxa foi reduzida em um ponto percentual, para 10,25% a mais baixa da história.
Segundo as tendências de mercado e consumo devido a crise mundial, provavelmente teremos esta taxa SELIC até o final do ano de um só dígito.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

POLÍTICA

VEJAM ESTE QUADRO E REFLITAM NO PROXIMO ANO.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

RESPONSABILIDADE SOCIAL

O Presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, o vereador Antônio Alexandre, visitou a Casa de Repouso e ficou sensibilizado com a situação da Casa,se comprometendo em levar para Câmara e sensibilizar os Vereadores, e realizar uma visita envolvendo todos, onde será entregue, uma pauta de solicitações da diretoria para Câmara de Vereadores.
A Casa de Repouso Sociedade São Vicente de Paulo, está com 25 apartamentos e abriga mais de 48 Idosos, segundo a Diretora da Casa, Dona juraci já chegou a 60 hóspedes.A Instituição recebe pessoas de toda Região sendo de Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Bahia.
A Instituição possui 33 funcionários, sendo 10 auxilares de enfermagem e 09 agentes de limpeza, com total apoio da Prefeitura de Paulo Afonso. O restante dos funcionários a casa assume com todos devidamente registrados.
A sobrevivência, vém através de convênio do Governo Federal, Doações da Comunidade e do Salário dos Idosos.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

POLÍTICA

O deputado Luiz de Deus (DEM) denunciou hoje a perseguição ao município de Paulo Afonso determinada pela estrutura de governo comandada pelo PP de Mário Negromonte. Segundo o deputado, o governo existe para ajudar as comunidades e não ser utilizada para "fazer a política rasteira e prejudicar os municípios". O pronunciamento, em tom de desabafo, deveu-se a determinação velada da Secretaria da Agricultura (Seagri) em não atender aos pleitos de Paulo Afonso, isso depois do deputado federal e presidente estadual do PP enviar correspondência ao prefeito Anilton Bastos oferecendo-se para ajudar o município. Isso porque a prefeitura estará promovendo, entre os dias 6 e 10 de maio, uma exposição de caprinos e ovinos e a administração municipal, por intermédio do deputado Luiz de Deus, pediu apoio à Seagri, inclusive a cessão de baias para os animais. "Quando o secretario veio pegar as baias, ficou dias pedindo e não as conseguiu. Depois soubemos que a Seagri não iria mais ajudar Paulo Afonso. Como um agente político pode prejudicar uma cidade? Essa não é uma determinação do Governo, mas é específica de um deputado cujo partido comanda a secretaria. Este tipo de política deve ser banida da vida pública", afirmou Luiz de Deus, que assegurou: "Liguei ao prefeito e lhe disse que nunca mais pediria nada à Seagri".

segunda-feira, 27 de abril de 2009

POLÍTICA & RESPONSABILIDADE SOCIAL

O presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, o vereador Antonio Alexandre, agendou para esta quarta-feira (29/04), uma visita institucional e pessoal aos Lar do Vicentinos no bairro perpétuo Socorro. Parabéns ao nobre vereador por mais uma ação, onde nossas velhinhas e velhinhos agradecem desde já por esta atitude inédita, pois o mesmo irá ver in loco as reais carências e necessidades dos nossos irmãos que já deram sua contribuição nesta vida e que estão ali precisando de apoio e carinho.

CULTURA

Ações Culturais nos cem primeiros dias de Governo Municipal
O Departamento Municipal de Cultura, ligado à Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, da Prefeitura de Paulo Afonso, divulga suas atividades nos 100 primeiros dias da Administração Anilton Bastos. Entre elas, destaca-se o levantamento do acervo bibliográfico, detectando apenas pouco mais de 10 mil livros em comparação a quase 20 mil livros deixados em dezembro de 2004 na administração do ex-prefeito Wilson Pereira. Na atual administração 2413 livros foram doados pelo Ministério da Cultura, Odebrecht e comunidade local para atender as mais variadas classes estudantis e interessados em uma leitura diversificada e atualizada. No dia 27 de março foi realizado em parceria com os grupos culturais da cidade, o cortejo que seguiu animadamente nas ruas da cidade em comemoração ao Dia Mundial do Teatro e do Circo, envolvendo sanfoneiros, dançarinos, escritores, humoristas, palhaços, atores, quadrilheiros, artistas plásticos e Grupo os Cangaceiros de Paulo Afonso. Outra ação da Prefeitura de Paulo Afonso em relação à Cultura foi estimular o gosto pela arte através da criação de oficinas de Artes Plásticas, teatro, danças do ventre, de salão e livre; violão, guitarra, canto e coral, instrumentos de sopro para atender as necessidades dos diversos segmentos da sociedade. Ao todo foram inscritos mais de 600 alunos nas oficinas que funcionam no Lindinalva Cabral e Espaço Cultural Raso da Catarina. O prefeito Anilton Bastos tem dado todo apoio à Secretaria Municipal de Turismo para atender os bairros mais carentes e efetuar novas inscrições para as oficinas, porque a procura é grande e com isso há a necessidade de serem criadas novas vagas para os interessados.

ESPORTES

Desafio Nordeste de FUTSAL
O prefeito Anilton Bastos esteve presente à final do grande evento esportivo Desafio Nordeste de Futsal, realizada dia 21 de abril de 2009, no Ginásio de Esportes Luiz Eduardo Magalhães, acompanhado pelo secretário Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Jânio Soares e pelo chefe de Gabinete, Júnior Benzota. A grande campeã do torneio foi o ABC/UnP/ART&C, goleando a Seleção de Abaré por 5 a 1, primeiro título da temporada 2009. O prefeito Anilton entregou a taça do Desafio Nordeste ao ABC, que chegou ao título de forma invicta. O chefe do Executivo, Anilton Bastos, comentou que é de grande importância a realização desses torneios para a nossa cidade e ressaltou o trabalho realizado pela equipe que organizou o evento, como também discutiu com Jânio Soares o retorno do Paulo Afonso FUTSAL Clube para os próximos meses.

DESENVOLVIMENTO HUMANO

Inscrições para o Programa “MINHA CASA, MINHA VIDA” começam no dia 04 de maio em PAULO AFONSO.
As inscrições para o Programa MINHA CASA, MINHA VIDA, do Governo Federal, começam no dia 04 de maio, em Paulo Afonso. Pessoas que recebem de 01 até 03 salários mínimos e pretendem participar do Programa MINHA CASA, MINHA VIDA devem comparecer ao Posto de Atendimento, à Avenida Contorno, nº 145 – próximo à Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Para se inscrever, os interessados devem levar CPF, Carteira de Identidade e comprovantes de residência e renda. De acordo com o Prefeito Municipal Anilton Bastos Pereira, os moradores podem procurar o Posto de Atendimento com calma, pois a seleção dos projetos a serem executados não será por ordem de chegada. A ordem de chegada não é um critério. Será um critério social e de avaliação da faixa de renda de cada inscrito. As pessoas podem ficar tranquilas em relação a isso. E depois a seleção vai acontecer à medida que os projetos forem sendo aprovados pela Caixa Econômica Federal, explicou o Prefeito. Na faixa de 01 a 03 salários mínimos, está incorporado no projeto um subsídio do Governo Federal e também o fornecimento do terreno pela Prefeitura, para reduzir o custo final do imóvel. Nessa faixa a prestação mínima é em torno de cinquenta reais e o comprometimento máximo do rendimento é de 10% (dez por cento), num prazo de financiamento para 10 (dez) anos.

domingo, 26 de abril de 2009

TURISMO

Paulo Afonso se prepara para o maior evento motociclístico do Norte e Nordeste, o Motoenergia 2009, que será realizado nos dias 1 e 2 de maio, na área externa do Centro de Cultura Lindinalva Cabral.
Segundo o secretário de Turismo, Jânio Soares, a comissão preparou uma programação especial para o aniversário de 10 anos do evento que é o campeão em geração de renda e divisas para o município.
Haverá shows musicais com bandas de rock, MPB, mototur, sorteio de moto, expositores e muita adrenalina no Lindinalva Cabral. De acordo com os organizadores do evento, são esperados mais de cinco mil motociclistas de todo o Brasil que virão a Paulo Afonso para participar e dar brilho à festa. Os motociclistas da cidade e a população aguardam ansiosos a realização de mais uma edição do Motoenergia, que tem a realização da Prefeitura de Paulo Afonso, Motoclube Cavalo Doido e AMOPAF, com a colaboração dos 7 Motoclubes de Paulo Afonso.

NEGÓCIOS

Mastruz com Leite na V Exposição de Caprinos e Ovinos
A Prefeitura de Paulo Afonso realiza de 6 a 10 de maio de 2009, com a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico/Departamento de Fomento à Piscicultura e Pequenos Animais, a V Exposição Especializada de Caprinos e Ovinos de Paulo Afonso, no Parque de Exposição Djalma Wanderley, em fase final de reforma, destacando o show da banda cearense Mastruz com Leite, com entrada grátis, na noite do dia 8 de maio, sexta-feira. A partir do dia 6 de maio, quinta-feira, a população vai ter a oportunidade de conhecer gratuitamente os mais belos ovinos e caprinos do Nordeste, stands institucionais, comidas típicas, julgamento de animais e nos dias 8 e 9 uma programação especial com muito forró pé-de-serra, atrações locais e, claro, o mega show do Mastruz com Leite.
Na realização do evento, verdadeiro resgate das exposições de animais, tão esquecidas na gestão anterior, a Prefeitura de Paulo Afonso tem por objetivo incentivar a caprino-ovinocultura na região com a comercialização de animais, troca de tecnologia, melhorar a qualidade do rebanho local, gerar trabalho e renda para Paulo Afonso e proporcionar à população lazer e entretenimento.

SERVIÇO A COMUNIDADE

Prefeitura intensifica Operação Tapa-buracos e Reforma Parque de Exposições A Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, está intensificando a Operação Tapa-Buracos em várias ruas e avenidas da cidade, a exemplo da Ponte da entrada de acesso à cidade e em direção à Feira Livre. A ponte foi danificada pela administração municipal anterior e causou sérios transtornos à população. Além da ponte, a Prefeitura de Paulo Afonso concluiu obras de recuperação no asfalto da Avenida Apolônio Sales, inclusive as áreas de responsabilidade da EMBASA; na Avenida ACM, próximo ao Restaurante Popular; em toda Avenida Contorno; na rua Pe. João Evangelista e na Avenida Bahia, perto do Coreto. A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente também está concluindo reforma no Parque de Exposição com pintura, conserto do leilódromo, melhorias na parte administrativa e iluminação, bem como reforma geral no Centro de Cultura Lindinalva Cabral. Mesmo com a queda de receitas, a Prefeitura está trabalhando incansavelmente para recuperar a parte física da cidade, tão abalada nos últimos anos.