sexta-feira, 3 de julho de 2009

POLÍTICA

VEJAM O TIPO DE PRESIDENTE QUE O BRASIL ESPERA....
Reportagem da próxima edição da revista “Piauí” questiona o currículo da ministra Dilma Rousseff divulgado pelo site da Casa Civil. O currículo informa que ela é mestre em teoria econômica e doutoranda em economia monetária e financeira pela Unicamp.
Mas a universidade teria dito à revista que não há registro de matrícula no mestrado e que o doutorado foi abandonado. Informações da Folha.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

POLÍTICA

Anilton Bastos se livra da denúncia de compra de votos A Justiça Eleitoral de Paulo Afonso, concluiu que não houve provas concretas da participação do prefeito Anilton Bastos na compra de votos, onde foi solicitada uma investigação por parte da coligação do gestor anterior Raimundo Caíres. O advogado Rodrigo Coppieters disse hoje na Rádio Bahia Nordeste, que a sentença expedida pelo juiz eleitoral da Comarca de Paulo Afonso Dr. Marley Cunha Medeiros inocentou o prefeito de Paulo Afonso Dr. Anilton Bastos, o vice-prefeito Jugurta Nepomuceno Agra, e os empresários Francisco Rodrigues Neto e Marco Aurélio Almeida Ferreira. A denúncia partiu da coligação: PSB, PV, PRB, PDT, PTB, PMDB, PPS, PSDB e PC do B, que tinha como candidato a prefeito Raimundo Caires que ficou em 2º lugar nas eleições. Pela denúncia, os réus haviam comprado votos no último pleito de 2008. Juiz Eleitoral inocenta Anilton Trata-se de uma sentença inativa em primeiro grau do Juiz da 84ª zona eleitoral de Paulo Afonso, Dr. Marley Cunha Medeiros, onde o mesmo em seu arrazoado, ele trás que não há provas suficientes, ou seja, provas robustas ou conclusas como a lei determina para se comprovar a efetiva participação dos investigados, no caso o Sr. Jugurta Nepomuceno, Dr. Anilton, Francisco Rodrigues Neto, e Marco Aurélio Almeida Ferreira. Não se teve provas suficientemente concretas da participação de forma efetiva das pessoas que agora a pouco citei na compra de votos, onde foi solicitada essa investigação por parte da coligação do gestor anterior, o Sr. Raimundo Caíres e sua coligação. Então nesse arrazoado o Juiz sentenciou pela improcedência do pedido, ou seja, ele entendeu que não haveria provas suficientes para assim lhe sentenciar a uma condenação.

PONTO DE VISTA

Na madrugada da última sexta-feira, dia 26, o governador de Tocantins, Marcelo Miranda, foi cassado pela unanimidade dos votos dos ministros do TSE. A acusação é a mesma que embasou a cassação de outros governadores: abuso de poder político, propaganda eleitoral fora de época, uso da máquina pública. Nenhuma novidade. O caso do governador vai ser um pouco diferente dos outros dois cassados, Cassio Cunha Lima (PB) e Jackson Lago (MA). Ali, como a eleição foi decidida no segundo turno, o TSE entendeu que não deveria haver nova eleição e deu posse ao segundo colocado. Mas o agora ex-governador Marcelo Miranda foi reeleito em primeiro turno. Por isso, os ministros do TSE entenderam que não cabe dar posse ao segundo colocado, mas sim realizar eleição indireta, pela Assembleia Legislativa, para completar o mandato. Só para lembrar: já foram cassados os três governadoers citados e absolvidos dois outros: Waldez Góes (AP) e Luiz Henrique da Silveira (SC). Ainda estão no corredor da morte do TSE Marcelo Déda (SE), Ivo Cassol (RO) e Anchieta Júnior (RR). Tudo isso aponta para a necessidade de se criarem regras mais claras para a reeleição e para a propaganda eleitoral. A sociedade brasileira tem tamanha convicção de que a máquina pública é usada em proveito dos governantes que fixou um prazo de seis meses de desincompatibilização. Assim, se um governador desejar candidatar-se a presidente, precisa deixar o cargo seis meses antes. Mas se quiser se candidatar ao mesmo cargo, não precisa se desincompatibilizar. Tremendo equívoco da emenda constitucional que permitiu a reeleição para o Executivo. Da mesma forma, é preciso disciplinar a propaganda eleitoral. Como diferenciar atos de governo de atos eleitoreiros? Vejamos o caso do presidente Lula, que não é candidato à reeleição. Quando carrega a ministra Dilma para baixo e para cima, transformando o exercício da presidência da República num eterno palanque, Lula está exercendo ações de governo ou fazendo propaganda de Dilma? Provavelmente, as duas coisas. Quando a Sabesp, empresa de saneamento do estado de São Paulo, faz propaganda até no Acre, pode ser considerada propaganda de José Serra para presidente da República ou ato institucional da empresa, que quer expandir suas ações para o país inteiro? Provavelmente, as duas coisas. É muito difícil distinguir ações de governo de propaganda eleitoral fora de época. Por isso, as regras que regem a reeleição e a propaganda eleitoral precisam ser urgentemente revistas, sob pena de estarmos fabricando os próximos processos no TSE e de povoar o corredor da morte de prefeitos, governadores e até mesmo de presidentes da República.

POLÍTICA

O Partido dos Trabalhadores tenta fazer do limão uma limonada.
Depois de passar alguns dias como baratas tontas – não foi a primeira vez, nem será a última –, os senadores petistas tentam agora transformar a avalanche de escândalos que joga na lama o Senado Federal em responsabilização dos Democratas. A estratégia acertada na reunião da bancada do PT foi colocada em prática durante a sessão do Senado desta quinta-feira. O senador Aloizio Mercadante foi à tribuna exercer aquilo em que ele ficou especialista: o contorcionismo verbal, a defesa do indefensável. Justificou o apoio a José Sarney, procurou envolver todos os senadores, inclusive da oposição, num projeto de recuperação do Senado.
A estratégia petista era de "toma, que o filho é teu". Aparteado pelos senadores de seu partido, que fizeram coro com suas acusações, o senador Mercadante tentou – e conseguiu, em parte – esquivar-se de discutir o apoio à permanência de José Sarney na presidência do Senado. É compreensível a aflição dos senadores petistas. Dos 81 senadores, 54 terão que renovar seu mandato em outubro de 2010. Entre os 12 senadores petistas, nove estão nessa situação: Aloizio Mercadante (SP); Augusto Botelho (RR); Delcídio Amaral (MS); Fátima Cleide (RO); Flávio Arns (PR); Ideli Salvatti (SC); Marina Silva (AC); Paulo Paim (RS) e Serys Slhessarenko (MT). O PT teve enorme trabalho para se livrar do escândalo do mensalão. Os 40 réus no STF não conseguiram prejudicar os senadores petistas. O mensalão bateu mais forte na Câmara dos Deputados. E agora? Como vão se apresentar diante do eleitorado com este fardo: sustentaram a permanência de Sarney na presidência do Senado. Aliaram-se ao que existe de mais arcaico, patrimonialista e clientelista na política brasileira. Alguém que privatizou o Senado Federal para seus interesses, de seus familiares e apaniguados. Do alto de sua popularidade, o presidente Lula se dá ao luxo de apoiar Sarney, beijar as mãos de Jader Barbalho, passar a mão na cabeça de Severino Cavalcanti, apoiar Renan Calheiros. A evolução da crise e o processo eleitoral de 2010 vão mostrar se o PT, ao obedecer à ordem de Lula para apoiar Sarney a todo custo, conseguirá recuperar-se a tempo, sem colocar em risco a reeleição de seus nove senadores.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

POLITICA & ECONOMIA

Hoje a moeda REAL completa 15 anos.
O melhor plano financeiro, elaborado pela equipe do ex presidente Fernando Henrique (PSDB). Hoje o presidente atual ganha fama com este plano, que consolidou a nossa economia de uma vez por todas.

terça-feira, 30 de junho de 2009

AÇAO SOCIAL

SEDES participa de fórum sobre políticas públicas para as mulheres.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), compreendendo a construção participativa quanto à igualdade, ao respeito, à diversidade, à equidade e à autonomia das mulheres, participou do I Encontro do Fórum Estadual de Gestoras de Políticas para as Mulheres, realizado no período de 17 a 19 de junho, em Feira de Santana - Bahia. O Fórum teve como foco a implementação do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres e fomentou o debate sobre as políticas públicas para as mulheres dentro dos organismos municipais, tendo como mediadores o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade (SEPROMI), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM) e representantes dos municípios baianos. Gestores de municípios analisaram e lançaram propostas à construção de políticas para as mulheres em suas regiões. Neste cenário, representaram a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Paulo Afonso, a coordenadora do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), Roseane Nunes, e a Coordenadora do CRAS, Carla, que fortaleceram as diretrizes no âmbito socioeducacional. Saúde, Educação e principalmente Violência, foram os assuntos mais discutidos nesse encontro, no qual a secretária Ana Clara Moreira enfatizou a necessidade desses eventos para a troca de experiências como elo entre as realidades dos municípios e os governos: Estadual e Federal, para efetivação das propostas, assegurando a sequência e o desenvolvimento dos programas e projetos.

SÃO PEDRO NO BTN

São Pedro consagra melhores festejos juninos dos últimos tempos.
O São Pedro, realizado pela Prefeitura Municipal de Paulo Afonso no Bairro Tancredo Neves, consagrou os melhores festejos juninos dos últimos tempos. A festa, que teve recorde de público, contou com a participação de grandes bandas de sucesso e fechou com chave de ouro as festividades promovidas pela administração pública. Assim como na Avenida Apolônio Sales durante o São João, a Prefeitura também fomentou a economia local com o São Pedro no BTN, uma vez que centenas de comerciantes formais e informais conseguiram comercializar seus produtos. O Prefeito Anilton Bastos esteve presente às festividades e afirmou: "Sem dúvida, o BTN é um bairro que colabora para o crescimento da nossa cidade. É importante prestigiar a população com uma festa tão bonita como esta, uma festa da família", disse o prefeito.