quinta-feira, 25 de junho de 2009

BIOGRAFIAS - ADAM SMITH

Adam Smith nasceu em Kirkcaldy, Escócia em 5 de Junho de 1723 e morreu em 17 de Julho 1790. Economista inglês, estudou em Glasgow e Oxford, onde se dedicou aos estudos de ciências políticas e lingüísticas. Em 1751 foi nomeado professor de lógica em Glasgow. Afirmava uma série de idéias fisiocraticas: dizia que a política mercantilista impedia o crescimento econômico das nações e devia ser suprimida. Que cada nação tinha que dedicar-se a um tipo de atividade econômica. Tais idéias agradavam extremamente à burguesia inglesa, que desejava estabelecer o comércio livre, derrubando, as tarifas alfandegárias e especializar-se na indústria, tornando a Inglaterra na "oficina do mundo". Para Adam, existem três classes fundamentais da sociedade capitalista: o operariado, os capitalistas e os proprietários de terras. Salienta que, na sociedade capitalista, existe comunidade de interesses, uma vez que os benefícios comuns resultam sobretudo do choque de interesses das diversas classes sociais. Por isso defendia a livre concorrência.

POLÍTICA

Em visita ao Casaquistão, o presidente Lula saiu em defesa do senador José Sarney. Segundo o presidente, Sarney tem seu lugar na História e não pode ser julgado como uma pessoa comum. Espantosa declaração. Lula, que sentiu na pele o preconceito e a exclusão, tornou-se um conservador, um burguesão, que justifica o injustificável. Privilégios de uma elite decadente, coronelista, patrimonialista, inaceitáveis no Brasil de hoje. Sarney, Jader Barbalho (cujas mãos Lula beijou), Severino Cavalcanti (a quem Lula defendeu, como injustiçado), Renan Calheiros (aliado e interlocutor do presidente). O presidente repete comportamentos anteriores, quando passou a mão na cabeça da turma do mensalão. Ou quando passou a mão na cabeça dos aloprados. O presidente Lula costuma utilizar todo o peso de sua popularidade para absolver quem comete ilegalidades. Mas o gesto de Lula em relação aos coronéis tem muito de cálculo político. Os maiores índices de popularidade do presidente encontram-se justamente do Norte-Nordeste, áreas politicamente controladas por esses coronéis, o que há de mais obsoleto na política brasileira. Nessas regiões, o Bolsa-Família e outros programas federais de transferência de renda contribuíram fortemente para gerar um sólido vínculo entre a população e o presidente Lula. Boa parte dos moradores dessas regiões, sofrendo sob o jugo de chefetes e de coronéis, vê nos programas do governo Lula uma chance de escapar ao cabresto do coronelismo. Por isso, cheio de si, talvez Lula não se dê conta de que, ao justificar as ações de Sarney, Jader e companhia, está legitimando ações de quem privatiza o Senado para seus interesses pessoais e familiares. De quem se apropria de recursos públicos para empregar parentes, cabos eleitorais e apaniguados, impedindo que essas populações tenham acesso a saúde, habitação, saneamento, transporte. E o presidente Lula é o primeiro líder político do país que tem uma relação direta com essas populações, um vínculo forte e quase instransferível. Tudo o que essas populações, que vivem sob o jugo do cabresto desses coronéis, querem é a liberdade. Por isso, quando defende José Sarney, quando beija a mão de Jader Barbalho, quando defende Severino Cavalcanti, em suma, quando defende o indefensável, o presidente Lula está legitimando o mando coronelista sobre estas populações.

SÃO JOÃO EM PAULO AFONSO

A Prefeitura de Paulo Afonso resgatou uma tradição que quase foi extinta nos últimos quatro anos – a realização de grandes festejos que movimentam a cidade e aquecem a economia local. Centenas de comerciantes – formais e informais - tiveram suas vendas aumentadas durante os dias da festa, provando que com organização e compromisso do gestor é possível fazer uma festa onde a população se diverte e todos ganham. O evento, que misturou artistas da terra com cantores de projeção nacional, como a dupla Victor e Léo e o padre Fábio de Melo, fez com a rede hoteleira atingisse 90% de ocupação. Além das pousadas e hotéis lotados, a cidade recebeu centenas de ônibus e vans, que a cada dia do evento transportaram passageiros das cidades circunvizinhas dos Estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e da própria Bahia. Segundo o representante dos hotéis junto ao Conselho Municipal de Turismo, Thales Pacífico, a festa proporcionou um resultado positivo na ocupação hoteleira do município. “Tivemos cerca de 90% da ocupação. Acho que foi muito bom. Recebemos o turismo familiar e o melhor é que as pessoas estão estendendo até o fim-de-semana do São Pedro. Com certeza, o movimento foi bem melhor do que o ano passado”, disse. O movimento no comércio local pôde ser visto em todos os cantos da cidade. Para o presidente do Clube de Diretores Lojistas (CDL), Maciel Teixeira Lima, as vendas, durante os festejos, cresceram cerca de 12% com relação ao ano passado. “Essas grandes atrações, como Victor e Léo, foram imprescindíveis para que as vendas aumentassem. Tivemos muita gente comprando, não só o pessoal da terra, mas os turistas. Essas atrações fazem o São João de Paulo Afonso realmente refletir na economia”, disse Maciel. Para a vendedora ambulante, Maria Cícera, não poderia ter sido melhor. “Vendi tudo o que tinha aqui. Essa festa foi muito boa e esses cantores são lindos”, brincou a vendedora. A mesma felicidade de Maria refletiu também no vendedor de churrasquinho Natanael Oliveira. “Não deu para quem quis. Amanhã vou trazer mais”, falou. “Essa festa atendeu a todas as idades. Estamos muito felizes. Acho que o resultado foi muito positivo porque tivemos atrações para todos os gostos. Temos de comemorar”, frisou o prefeito Anilton Bastos. Ele ressaltou ainda que essa foi a primeira vez que a Prefeitura realizou parceria com a iniciativa privada para a realização da festa. “Esta parceria com a iniciativa privada foi de grande importância porque nos ajudou a concretizar esta festa. Tenho certeza que é a primeira de muitas outras que vamos realizar”, frisou. Além da festa, o aquecimento da economia local teve como indutor o pagamento da primeira parcela do 13º salário do servidor público municipal, que foi feito no dia 18. “Com certeza a antecipação da primeira parcela do 13º ajudou bastante porque pudemos comemorar o São João com dinheiro no bolso”, comemorou a servidora pública Inalda Paiva Santos.

PONTO DE VISTA

A liberdade de imprensa parece que não chegou em Paulo Afonso, pois fiz um comentário em um site de grande visibilidade na cidade e por incrível que pareça, foi retirado.
Não faltou uma acusação por parte de um indíviduo mentiroso e falso de nome Dimas Roque, que diga-se de passagem me acusou levianamente parecendo que o mesmo tem culpa na coisa.
O comentário foi a respeito do Agita Paulo Afonso, onde na gestão passada, todos na cidade sabiam dos esquemas errados de superfaturamento das bandas que iriam tocar no evento.
Mas parece que a carapuça caiu, ou o mesmo se entregou, pois em momento algum falei deste sujeito, e o mesmo procurou me difamar de forma covarde.
Pois bem, meus amigos esse cidadão não tem moral suficiente para falar de minha pessoa, pois NUNCA ROUBEI, ele procura por todos os meios falar mal das pessoas, mas esquece do seu passado e da sua convivência familiar e os exemplos que dá para todos.
No agita Paulo Afonso da gestõ passada, o próprio secretário de finanças da época pediu demissão quando viu tamanha falcatrua, então quem está mentindo afinal de contas?
Quem construiu uma casa em menos de 3 meses com 2 andares?
De onde apareceu a grana?
..............................